Em Chiapas, Papa reconhece povos indígenas como sujeitos da Teologia da Libertação, matéria de Cristiano Morsolin – ADITAL

Papa chiapas2

Na histórica catedral de San Cristóbal de Las Casas, o Papa Francisco visitou, no último dia 15 de fevereiro, o túmulo de Samuel Ruiz (1924-2011), o bispo mais polêmico da Igreja no México, que defendeu os indígenas e foi mediador com a guerrilha zapatista de Chiapas. “Tatic” (nosso pai), como o chamavam os indígenas, foi perseguido por governantes e caciques e, inclusive, criticado por seus próprios pares por sua proximidade com a Teologia da Libertação, e por ser defensor e voz dos indígenas oprimidos.

Alguns analistas se perguntam: “Não se dará conta o Papa que vai semear confusão com esse gesto? Não se dará conta que se pode reativar a Teologia da Liberação?”. Se Francisco se ajoelhou em frente ao túmulo de Don Samuel significa que o Papa simpatiza com o marxismo?.

O Papa Francisco fez da sua presença uma ampla reivindicação dos povos indígenas, de quem, disse, temos muito o que aprender. Também chamou a pedir-lhes perdão, e, ao final da missa, em San Cristóbal de Chiapas, na qual entregou um decreto pelo qual ficam formalmente autorizadas as cerimônias litúrgicas em línguas indígenas. Com isto, e sua posterior homenagem em silêncio ao Tatic Samuel Ruiz García, ante o seu túmulo na catedral, a igreja autóctone e a Teologia Indígena receberam do Vaticano o reconhecimento que por anos lhes foi negado, comenta Bernardo Barranco, no jornal La Jornada (1).

Toda a matéria completa:

http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&prevlang=ES&cat=115&cod=88167

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s