América Latina: as cidades e a vanguarda da inclusão social, materia de Cristiano Morsolin

Sob o lema “Cidades do Futuro: um diálogo global”, Foro realizado recentemente en Bogotá e no qual se debateu a visão, os desafios e as novas oportunidades das urbes da região, o prefeito Gustavo Petro se pronunciou insistindo em que uma cidade deve ter uma verdadeira equidade social.

O mandatário, em seu dialogo, destacou que uma cidade do futuro deve ser equitativa e necessita de um bom desenvolvimento social, pelo qual estas mesmas sejam construídas para os seres humanos e não para as máquinas, esclarecendo que uma “cidade se humaniza e se acultura”.

Novas relações Norte-Sul a partir das periferias

“Convidamos os governos locais para a Conferência Mundial de Líderes Locais e Regionais, V Congresso UCLG 2016, em Bogotá (4), temos grandes desafios mundiais”: destaca Hassan Hmani, prefeito de Nanterre (França), ressaltando a importância de “tecer alianças e ter intercâmbio de experiências como um laboratório de novas políticas públicas”.

O representante francês da Rede Mundial de Autoridades Municipais das Periferias, rede nascida em 2003 durante o Fórum Social Mundial de Porto Alegre assinala que “as periferias estão dominadas por opressões de todo o tipo, onde a desigualdade territorial, a crise econômica, social e ambiental crescente, agride a população mais pobre. Os pobres se deslocam para a periferia da cidade e se agrava o problema da emigração. Mas asBanlieu, as periferias são espaços de resistência, de aspirações, de práticas democráticas novas.

O Fórum Social Mundial foi importante para que a voz das periferias seja escutada, para romper com a segregação e a discriminação. As políticas neoliberais deixam situações econômicas e sociais muito graves, falamos de apartheid urbano grave. Por estas razões, temos que refletir sobre a redistribuição da riqueza metropolitana, a relação entre inovação e inclusão social, governance e descentralização, para aprofundar o papel das cidades, das periferias, como projeto político para construir Outro Mundo possível”.

TODA MATERIA:

http://www.adital.com.br/site/noticia_imp.asp?lang=PT&img=S&cod=85425

Yo y Juan carlos Podemos junio 2015

Foto: Morsolin e prof. Juan Carlos Monedero (Fundador “Podemos”)

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s